quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Amaciamento de motores
O amaciamento é vital em qualquer motor, principalmente em motores 2 tempos e parece que não porem um amaciamento bem feito melhora a durabilidade e até mesmo a potencia de seu motor.
Vamos começar pelos motores RTR, primeiramente cheque o aperto dos parafusos e a distancia entre a coroa e o pinhão, para ver se essa distancia esta boa coloque uma folha de papel A4 entre a coroa e o pinhão, ela deve sair marcada e até com alguns furinhos, porem nunca rasgada e se não sair marcada é sinal que precisa diminuir a distancia.
Leia no manual do seu automodelo a regulagem de fabrica das agulhas do carburador, e coloque as na posição exemplo: 2 voltas e meia na alta e duas e meia na baixa (regulagem do GXR15), para medir se esta certo feche totalmente a agulha e venha abrindo com cuidado.
Quando essa regulagem estiver certa abra mais 1 volta a agulha de alta, confira se vela esta boa (pressione a vela no glow starter fora do motor e veja se os filamentos incandescem)
A seguir aperte a mangueira que vai do escape para o tanque e abra e feche o tanque até que chegue combustível ao carburador, conecte o Glow starter na vela e puxe o recoil até o carro ligar (lembre-se que o carro esteja suspenso) ao ligar acelere ele um pouco e abra a agulha de alta até o ponto em que o carro esteja totalmente acelerado e esteja engazopando e jogando muita fumaça pela pipa. Seu motor deve estar entre 40 e 50 Graus, não deixe subir mais que 55 graus.
O tanque deve durar pouco pelo fato de estar entrando muita gasolina, não deixe ele morrer, hora que o combustível estiver acabando, reabasteça porem cuidado ao abrir o tanque o carro ira disparar é só soltar um pouco o acelerador e na hora de fechar o tanque acelerar tudo de novo.
Faça esse processo durante 4 tanques seguidos e deixe o motor descansar um pouco. Se durante esses 4 tanques o carro morrer não tem problema é só ligar de novo.
Para o quinto tanque feche meia volta a agulha de alta e o coloque na pista, esse tanque você vai rodar com o carro na pista (fique tranquilo ele vai estar muito lento) ao fim deste tanque reabasteça o carro e feche agulha de alta mais meia volta e ande esse tanque na pista.
No sétimo tanque você pode começar a afinar seu automodelo não deixando passar dos 90 graus e sem dar grandes esticadas na reta. Após este tanque o seu motor esta praticamente amaciado. Troque a vela (Sugestão O.S. #8) e até o nono tanque não o deixe passar dos 110 graus. Após pode afinar seu automodelo ao seu gosto lembrando que não é legal deixar o motor passar dos 125 graus.
Para afinar seu motor: Motor muito quente:abra a agulha de alta. Motor ao soltar o acelerador dispara: abra a agulha da baixa. Motor quando acelera não desenvolve potencia mais depois normaliza:feche a agulha de baixa. Quando o motor esta em marcha lenta ele morre:aperte a marcha lenta.
Aproveite o automodelismo é muito legal!
Gostou? Comente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário